o que e realidade virtual

O que é Realidade Virtual?


A realidade virtual é muito diferente da vida real? O que é realidade virtual? Existe público consumidor para emprender em equipamentos e programas VR?


Aqui gostamos de tudo que envolve tecnologia, e a REALIDADE VIRTUAL é um assunto fascinate. Desta forma apresentamos este segmento promissor para o Profissional Digital e para os Usuários que buscam um software e um hardware ajustado ao desejo e ao poder de compra de cada pessoa ou empresa. Leia até o final e saiba como um mundo virtual pode mudar sua vida real.

Primeiro de tudo, vamos definir o que é Realidade Virtual que em inglês se escreve, VIRTUAL REALITY, termo conhecido como VR.

A definição de “virtual” é “próxima” e a realidade é o que consideramos real de acordo com nossas informações sensoriais: paladar, tato, olfato, visão e audição. Juntos, significa "quase realidade". Mas o que queremos dizer quando falamos de imersão em Realidade Virtual? Geralmente, é a capacidade de ver imagens tridimensionais em tamanho real da perspectiva do usuário. Você também se tornará parte deste mundo, onde poderá manipular qualquer objeto ou executar uma série de ações.


Como funciona a Realidade Virtual?


O principal objetivo da Realidade Virtual é criar um ambiente 3D sem limites. Essa experiência não se forma apenas com uma tela de TV ou um computador, se você deseja uma VR de qualidade realmente alta, precisará investir um pouco de dinheiro para além de adquirir um potente computador, adquirir outra variedade de sistemas projetados para esse fim. Você precisará de um fone de ouvido (headsets) com uma tela estereoscópica (óculos VR) responsável pelo lado sensorial do seu mundo 3D, esteiras omnidirecionais e luvas especiais.
Vamos olhar mais de perto o lado técnico dessa inovação.

Com o uso da estereoscopia, a ilusão de profundidade é criada, apresentando mais um elemento de imersão para a realidade 3D. Para que isso acontece, duas imagens diferentes são geradas, uma para cada olho. O efeito consiste na interpretação do cérebro de que as duas imagens na realidade são uma só.
O headset além de incluir os auto-falantes, possui sensores de movimento bem avançados. Associado a tudo isto temos um áudio 3D que joga os sons de uma lado ao outro criando uma sonorização envolvente. Em um áudio 3D, o som binaural tem capacidade para iludir o usuário.
Ou seja, os dois sentidos mais aguçados do ser humano são estimulados de forma que o usuário realmente acredita que está imerso em outra realidade.


O que é VR?

Tipos de VR

Existem diferentes tipos de VR, dependendo do modo e de sua aplicação.
Podemos dividir em quatro grupos: Realidade por Simulação, Realidade Aumentada, de Mesa ou de Projeção e podem ser aplicados a diversos dispositivos como comunicação a distância, jogos, simuladores, projetos arquitetônicos e também na medicina. Vejamos alguns tipos de realidade virtual e para que serve:

• Janela para o mundo - este sistema de VR destina-se ao campo da medicina. Usando o monitor de mesa em vez de HDMI, permitirá ao usuário visualizar procedimentos médicos complexos de qualquer complexidade.

• Sistema imersivo - esse tipo de VR permitirá que você escape do mundo real usando um fone de ouvido e som surround.

• Telepresença - este sistema está se tornando o melhor amigo da aplicação militar, pois os sensores são controlados e operados remotamente pelo usuário. Portanto, pode ser bastante útil no descarte de bombas ou em outras ações militares (controle de drones).

• Realidade mista - é aqui que um computador gera entradas virtuais que são reunidas com entradas vindas da visão do usuário do mundo real. Como resultado, temos uma Realidade Aumentada, introduzindo objetos e personagens 3d associados com o Real (a Realidade).

• Ação - VR pode ser de grande benefício no treinamento de soldados para ação militar. Este método foi usado para tratar distúrbios de estresse pós-traumático (soldados que sofrem de trauma no campo de batalha) e outras condições psicológicas. Devido à aplicação da realidade virtual, eles são capazes de entender como lidar com seus sintomas e os eventos que os causaram em um ambiente "seguro".

• Assistência médica - Sem dúvida, este campo de aplicação é considerado um dos aplicativos mais populares para VR. Usando a tecnologia, os profissionais de saúde têm a oportunidade de aprender algo novo ou aprimorar suas habilidades em um ambiente seguro. Muito melhor praticar em VR do que em você, mais barato e mais eficiente no uso de recursos do que em cadáveres! Muitos de nós pensam que a realidade virtual na área da saúde está ligada apenas à cirurgia; no entanto, também pode ser usado como uma ferramenta de diagnóstico (exames médicos, como raios-X, exames e exames de sangue). A cirurgia robótica também é um caminho popular para a implementação de VR. Permite realizar cirurgias usando dispositivos robóticos, reduzindo a chance de falhas ou complicações. Isso não soa bem ?

• Educação - outra área da aplicação é a educação. Usando essa tecnologia, os alunos poderão facilmente compreender dados complexos. Este método de aprendizagem é fácil e divertido de aprender. Por exemplo, estudantes astronômicos terão a possibilidade de viajar pelo sistema solar, mover planetas, ver as estrelas e acompanhar o progresso de um cometa.

• Reconstrução da cena do crime - devido à VR, você pode visitar qualquer lugar a qualquer momento. É perfeito para a reconstrução da cena do crime, pois permite observar uma cena do crime em 360 graus. Um policial tem a possibilidade de analisar algo que foi esquecido anteriormente. É especialmente útil se o crime ocorreu em uma rua movimentada ou dentro da casa de alguém.

tipos de vr

Prós e Contras


No entanto, apesar das vantagens, esta tecnologia tem algumas armadilhas. Vamos compará-los ...

Prós:

• Às vezes, a realidade virtual pode parecer melhor que a realidade. Neste mundo, você é capaz de fazer o que quiser e se tornar qualquer um.
• Realidade virtual é uma ótima oportunidade para viajar. Devido a esta tecnologia, você poderá visitar seus pontos turísticos e marcos favoritos sem sair de casa.
• Os usuários têm uma experiência insana ao usar VR. Isso faz você pensar como se fosse um mundo real, com locais, sons e objetos reais. É uma grande oportunidade para as pessoas com deficiência esquecerem, pelo menos por um tempo, suas doenças e apenas aproveitarem sua vida.
• Jogar um game 3D em um console PlayStation de Realidade Virtual PS4 ou PS5, permite ao usuário movimentar sua mente e seu corpo com toda a energia que um óculos VR pode transmitir as suas células e ainda perder umas boas calorias.

Contras:

• Os usuários podem se tornar viciados em VR e confundir a vida real do mundo virtual.
• Nem todo mundo pode pagar por essa tecnologia, pois, apesar da pilha tecnológica, você também precisará de um computador poderoso.
• Os usuários de VR podem ter a sensação de que estão escapando da realidade, levando uma vida descolada do mundo fisico e presos em seus pensamentos.


Sumário


Agora que sabemos um pouco o que é realidade virtual e como funciona, podemos dizer que ela cria uma ilusão do mundo real com a ajuda de tecnologias complexas e caras. A VR tem muitos aplicativos, desde os cuidados de saúde até os militares. As tecnologias estão em constante desenvolvimento e a VR está se tornando mais barata e mais difundida; sem dúvida, essa tecnologia terá muito mais aplicações no futuro próximo. Quem sabe, talvez a VR mude absolutamente nosso modo de vida ... poderia até, segundo alguns, se tornar vida real.

© 2020 - Design by DVV